Notícias

  • 01/09/2014

    Desenvolvido por startup da Wayra, app da Saraiva faz reconhecimento de capa de livro

    Uma tecnologia capaz de reconhecer qualquer coisa que você fotografa. Esse é o negócio da VTX, startup apoiada pela Wayra, aceleradora global da Telefônica, e que acaba de firmar parceria com a Saraiva. O resultado do acordo é o lançamento de um aplicativo chamado ‘Estante Interativa’, capaz de fazer o reconhecimento automático de imagens e paineis e integrar à plataforma de e-commerce da varejista de livros.
     
    Na prática, funciona assim: por meio do app Saraiva, o usuário deve apontar seu dispositivo na direção da capa de um livro ou de um dos paineis da marca, que estão distribuídos por pontos estratégicos da cidade de São Paulo e que trazem imagens de obras literárias. Como numa leitura de QR Code, o cliente é redirecionado à loja online da Saraiva, onde pode comprar o produto com um clique e contar com a comodidade de recebê-lo no endereço indicado.
     
    A iniciativa, a primeira no mundo a vender livros por meio de painéis e ou estante virtual, foi apresentada pelas empresas durante a 23ª Bienal Internacional de Livros de São Paulo, que aconteceu ao longo do último mês. E continua disponível aos usuários de todo o país. A ação faz parte da proposta do Grupo Saraiva de criar e distribuir conteúdo, tecnologia e serviços disponíveis em qualquer dispositivo e formato.
     
    Além da Saraiva, a startup VTX já desenvolveu ferramentas para o reconhecimento de produtos por meio de fotos para outras empresas como Netshoes, Netfarma e Shopping UOL. Fundada em 2011, a VTX integra, desde o começo deste ano, o time da Wayra Brasil, aceleradora de startups da Telefônica.
     
voltar