Notícias

  • 24/08/2018

    Plataforma Movimento de Inovação na Educação busca fortalecer escolas, organizações e atores que transformam a educação em todo o país

    Destacar e disseminar metodologias e práticas educativas que inovam em todo o Brasil. Esse é o principal objetivo da plataforma Movimento de Inovação na Educação (MIE), lançada ontem (23/08), e que pode ser acessada por meio http://movinovacaonaeducacao.org.br/.

    Resultado da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, a Associação Cidade Escola Aprendiz e a Ashoka, o MIE trabalha com uma perspectiva de Inovação que seja:
    • Resultado de iniciativas de escolas, organizações educativas e comunidades: fruto de uma produção da base, coletiva e dialógica
    • Construção de novos conceitos, estruturas ou metodologias – em relação às formas instrucionais, fragmentadas, hierárquicas e centralizadoras
    • Orientada a superar as desigualdades, transformar seus contextos e garantir aprendizagem e desenvolvimento integral a todos e todas: qualidade na educação.

    A plataforma é uma das estratégias para fortalecer esse movimento, que hoje reúne especialistas, escolas e organizações educativas de todo o país que transformam a educação por meio da inovação. Nela, hoje, estão reunidas iniciativas que fazem parte do Mapa Inovação e Criatividade na Educação Básica, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2015, além de outras instituições que fazem parte de redes apoiadas pela  Fundação Telefônica Vivo e pela Ashoka. Uma das metas do MIE, no entanto, é pesquisar e divulgar, também, outras iniciativas ainda não apoiadas pelas redes parceiras.

    Na plataforma, além de contemplar o mapa interativo com a distribuição das iniciativas inovadoras pelo Brasil, estão reunidas notícias, artigos, entrevistas e publicações relacionadas ao tema.

    O ambiente virtual também possui uma área interativa na qual é possível participar de webinários, debates e outros eventos que serão organizados pelo MIE.

    Mais sobre a plataforma (seções):

    Iniciativas Inovadoras - A partir do mapa e da lista é possível conhecer todas as iniciativas que fazem parte do movimento: onde elas estão, o que realizam e conteúdos relacionados.

    Conteúdo - As seções: Biblioteca, Notícias e Agenda, reúnem publicações, reportagens, entrevistas, eventos, vídeos e outros conteúdos sobre o tema.

    Interação - Neste espaço o usuário pode acompanhar os Webinários e demais eventos realizados pelo Movimento, além de poder enviar dúvidas, críticas, elogios e sugestões.

    Mais sobre o Movimento de Inovação na Educação - Com o objetivo de apoiar as organizações voltadas para a educação básica brasileira que inovam em seus projetos políticos pedagógicos, o movimento nasceu a partir de um mapeamento de experiências inovadoras feito pelo Ministério da Educação em 2015 e hoje integra redes, escolas, profissionais, ativistas e iniciativas sociais pela transformação da educação em seus diversos campos.
voltar