Inovação

Open Future é o programa de inovação aberta que cumpre o compromisso global da Telefónica de captar e desenvolver o talento e o empreendedorismo, reunindo desde 2014 todas as atividades, iniciativas e projetos já existentes da empresa no campo da inovação aberta.
 
Por meio do Think Big, Talentum, espaços de crowdworking, Wayra, Telefónica Ventures e Amerigo, a Telefónica incentiva e investe em pessoas, ideias e projetos viáveis, baseados em tecnologia, que estejam em qualquer fase de desenvolvimento, de forma aberta e em conexão com organizações públicas e privadas. 
 
Conheça mais cada um:
 
Think Big detecta e fomenta o talento de jovens com vocação empreendedora. Ajuda a transformar ideias em projetos sociais, oferecendo bolsas e mentoria. Caso o projeto seja aprovado, recebe apoio e financiamento para que seja viabilizado. O Think Big já contribuiu para a criação de mais de 12.800 projetos de caráter social, com participação de 94.600 jovens e 3.150 mentores.
 
Talentum é um programa de bolsas para apoiar o talento e a vocação empreendedora de jovens e estudantes no âmbito tecnológico. O Talentum tem duas vertentes: Talentum Universities e Talentum Startups. 
 
O Talentum Universities oferece bolsas de longa duração em carreiras tecnológicas para jovens universitários formados, proporcionando um programa de formação voltado à melhoria de suas habilidades e experiência de trabalho em ambientes de alta inovação tecnológica, com a possibilidade posterior de incorporação à força de trabalho com contratação por prazo indeterminado. 
 
O Talentum Startups, por sua vez, oferece bolsas a estudantes universitários recém-formados com vocação empreendedora em programas de 3 a 6 meses de duração, proporcionando uma experiência empreendedora com o espaço, o mentor e o material necessário para desenvolver e colocar em prática uma ideia. Também possibilita participação na equipe de uma startup tecnológica entre as aceleradoras com que trabalha, desde a criação de uma empresa até o desenvolvimento e lançamento do projeto.
 
Espaços de Crowdworking são resultado da criação - em associação com governos, organizações regionais ou parceiros privados -  de áreas de trabalho colaborativas para pessoas com vocação empreendedora. Esses espaços convertem-se em centros de conhecimento e inovação participativos e colaborativos. Além disso, fazem com que os projetos tecnológicos sejam voltados aos seus ambientes econômicos e sociais, favorecendo iniciativas relacionadas aos setores e indústrias em que se encontram.
 
O Open Future já conta com 22 espaços de crowdworking em Madri, Estremadura, Galícia, Andaluzia e Catalunha, além de Costa Rica, Chile, Equador e China (Xangai e Pequim), onde são impulsionados cerca de 400 projetos por ano.
 
Wayra, fundada em 2011, é a rede internacional de incubadoras na Europa e América Latina destinada a impulsionar e consolidar projetos tecnológicos de sucesso. São 11 academias Wayra em 10 países.  Os projetos selecionados encontram financiamento e um ambiente paara formação e encontro de mentores, parceiros de negócios, além de uma rede global de talentos com possibilidade de acesso aos milhões de clientes da Telefónica. As academias Wayra investem até 100.000 euros por projeto e, dentre os 35.000 já apresentados, ela investiu até hoje em mais de 500 startups (taxa de aceitação de 1,5%).
 
Amerigo é, desde 2012, a rede de fundos de capital de risco com co-investidores públicos e privados para o financiamento e aceleração de empresas tecnológicas de alto valor agregado. Essa capacidade de atrair capital externo permite multiplicar o volume de investimento e melhorar o alcance das empresas. A Amerigo conta com seis fundos de investimento e está presente em diversos países, como Espanha, Alemanha, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México, com aportes de 93 milhões de euros em 60 startups, que geraram mais de 2.000 empregos de alta qualificação. 
 
Telefónica Ventures, criado em 2006, é o fundo de investimento corporativo da Telefónica, e já investiu em 17 empresas na Europa, Estados Unidos e Israel. O Telefónica Ventures investe em empresas alinhadas à estratégia global da Telefónica e podem, inclusive, firmar acordos comerciais para prestar seus serviços aos milhões de clientes da Telefónica.
 
Para mais informações, acesse: http://www.openfuture.org/

 
 

© 2012-2013 Telefônica S.A. Todos os direitos reservados.