Política Ambiental

Nós, da Telefônica Brasil, acreditamos no poder da tecnologia digital para oferecer novas oportunidades às pessoas e transformar a sociedade de maneira positiva. Sendo assim, nossa Política Ambiental tem um duplo propósito: minimizar o impacto ambiental de suas atividades e maximizar a capacidade da tecnologia para criar novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) permite que a sociedade seja mais eficiente economicamente na utilização dos recursos naturais e pode desempenhar um papel relevante na solução de muitos problemas ambientais atuais.

Por meio da Política Ambiental, todas as empresas do Grupo Telefónica se comprometem a:
 

a) Garantir o cumprimento da legislação e outros requisitos ambientais voluntários em nível global e local. Adotar, de forma complementar e de acordo com o princípio da precaução, normas internas ou padrões internacionais que se assumam de cumprimento obrigatório.

b) Implementar e manter sistemas de gestão ambiental que previnam e minimizem o impacto que as atividades e infraestruturas podem causar ao meio ambiente, com base em modelos de ecoeficiência e gestão efetiva de riscos ambientais, incluídos no processo global de gestão de riscos da companhia. Além disso, considerar os riscos ambientais nos processos de fusão e aquisição de empresas. 

c) Aplicar princípios de melhoria contínua ambiental em nossa atividade, produtos e serviços, através da avaliação sistemática do desempenho ambiental, com a finalidade de definir e concretizar objetivos globais e locais ambiciosos, que seguirão as diretrizes estabelecidas na presente política.

d) Proteger o meio ambiente e reduzir a nossa pegada ambiental, graças à implantação e operação responsável da rede, assumindo como princípios fundamentais a prevenção da poluição, o uso eficiente dos recursos e a economia circular. 
Dentro deste compromisso se incluem:
• A proteção da biodiversidade e dos ecossistemas como eixo para a melhoria do Capital Natural da Telefônica.
• A eficiência na gestão integral da água e a redução da pegada hídrica das nossas operações.
• Maximizar as oportunidades oferecidas pela economia circular, promovendo o ecodesign dos nossos produtos e serviços, minimizando o impacto dos nossos resíduos, promovendo a reutilização e a reciclagem e reduzindo a geração de resíduos perigosos.

e) Promover a transição para uma companhia descarbonizada, dissociando o crescimento do nosso negócio das emissões de gases de efeito estufa (GEE), e melhorar a adaptação da empresa às mudanças climáticas, incorporando os riscos de transição e físicos da mudança climática na gestão da companhia. Com este objetivo, trabalharemos na:
• Definição de objetivos para reduzir as emissões de GEE, para os escopos 1, 2 e 3, que sejam ambiciosos e tenham base científica.
• Transição para o consumo de eletricidade 100% renovável.
• Reduzir o uso de combustíveis fósseis.
• Minimizar o impacto dos gases refrigerantes.
• Promover medidas de eficiência energética.
• Incorporar gradualmente medidas inovadoras que levem a companhia para um cenário de zero emissões líquidas.

f) Potencializar a inovação de serviços e produtos digitais que contribuam para a solução dos desafios ambientais globais e locais, como a mudança climática, a poluição, a escassez de recursos como a água, a economia circular ou a perda de biodiversidade, ao mesmo tempo em que gerem negócios para a companhia.

g) Formar e sensibilizar funcionários e clientes, transmitindo-lhes a importância de agir de forma respeitosa com o meio ambiente.

h) Promover em nossa cadeia de suprimento e parceiros as melhores práticas de gestão e padrões ambientais obrigatórios. Além disso, incorporar critérios ambientais em nossas compras, como o consumo energético, as emissões de carbono ou o conteúdo de materiais perigosos.

i) Colaborar com outras organizações para a promoção de uma economia descarbonizada e circular, promovendo a digitalização como meio de enfrentar os principais desafios ambientais do nosso tempo.

j) Comunicar de forma regular e transparente o nosso desempenho ambiental a todas as partes interessadas, dialogando também sobre suas dúvidas e preocupações neste assunto. 

Queremos que todos façam parte desta melhoria. Sugestões, reclamações, avisos e dúvidas podem ser enviadas para sustentabilidade.br@telefonica.com