Notícias

  • 21/02/2014

    Telefônica leva roaming internacional 4G multioperadoras para a MWC, em Barcelona

    No próximo Mobile World Congress, congresso anual do mercado de celulares, a Telefônica levará para Barcelona a primeira experiência tecnológica de 4G (LTE) multioperadoras para oferecer serviços de dados de alta velocidade em roaming internacional durante o evento. A Telefónica espanhola abrirá sua rede 4G/LTE a um grande grupo de operadoras e parceiros tecnológicos selecionados de mais de 15 países.

    Os participantes destas operadoras – procedentes dos Emirados Árabes, Coreia do Sul, Rússia, Estados Unidos, Hong Kong, França, Portugal, Arábia Saudita e da Itália, entre outros - além dos que já contam com o 4G comercial do Grupo (Reino Unido, Alemanha, Brasil, México e Colômbia) utilizarão, com exclusividade, serviços de dados de alta velocidade em roaming internacional, de forma simultânea e sem interrupções. Uma das características mais relevantes desta nova tecnologia é que ela permite replicar o mesmo nível de qualidade do 4G que o cliente possui em seu país.

    Para colocar em prática esta experiência, as equipes técnicas da Telefônica na Espanha aceleraram a aplicação das principais recomendações que serão definidas e implementadas pela GSMA/3GPP. A companhia participa ativamente desses grupos de padronização.

    Graças a este piloto, a empresa se antecipa, conquista um novo marco tecnológico e demonstra que está preparada para incluir serviços de LTE de alta velocidade em roaming internacional, ampliando a sua cobertura atual, que chega a mais de 700 operadoras globais.

    Para executar esta ação, a Telefônica utilizará o serviço LTE Diameter Exchange, oferecido pela Telefónica Global Solutions. Esta plataforma, desenvolvida em parceria com a Aicent e apresentada dentro da estratégia de Serviços Over IPX, representa a última geração de roteamento de tráfego de sinalização LTE (Diameter). Ela permite que os clientes terceirizarem por completo os trabalhos de interoperabilidade do LTE roaming, garantindo a expansão internacional da sua cobertura 4G.
     
    Para verificar a disponibilidade e qualidade, várias unidades da Telefônica, local e internacional, trabalham em conjunto com a Keynote SIGOS, líder mundial no desenvolvimento de soluções de teste de telecomunicações. Durante este piloto, a Telefónica também utilizará a maior infraestrutura existente para operações de serviços em roaming internacional. Este sistema proporciona acesso a múltiplas redes do mundo, permitindo o monitoramento permanente dos serviços de roaming internacional e assim aumentando a satisfação do cliente.
     
    Devido ao Congresso, foram instalados estruturas e cabeamentos adicionais em lugares-chave de Barcelona, incluindo a sede do Mobile World Congress. Com isso, a Telefónica conseguirá simular o tráfego global em todas as localizações, garantindo a qualidade do serviço para todos os seus clientes.
     
voltar
 

© Telefônica S.A.