Notícias

  • 26/02/2014

    Resultados 2013: Telefônica Brasil mantém-se líder no segmento móvel e eleva base pós-paga

    A Telefônica Brasil divulgou hoje para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o balanço financeiro relativo ao quarto trimestre de 2013, que inclui os resultados obtidos com os serviços fixos e móveis da companhia, comercializados sob a marca Vivo. No período, a empresa atingiu 92,6 milhões de acessos, dos quais 77,2 milhões no negócio móvel, consolidando sua liderança no segmento que mais cresce no setor de telecomunicações. Os resultados também foram positivos no negócio fixo, tanto em voz quanto em banda larga e TV por assinatura.
                       
    No negócio móvel, o total de acessos teve aumento de 1,5% frente ao quarto trimestre de 2012, e a companhia fechou o ano com participação de mercado de 28,5%. A empresa manteve consistente liderança nos segmentos de maior receita, com aceleração do crescimento de acessos pós-pagos. Ao final de 2013, elevou em 26% sua base de pós-pagos sobre o número do quarto trimestre do ano anterior.
     
    Ainda no segmento pós-pago, a Telefônica Brasil conquistou 60% das adições líquidas do trimestre, fechando o ano com um recorde, market share de 39,8%. No mercado de placas de dados, manteve-se líder, com 50,8% de participação, tendo avançado 3,5% no ano de 2013 sobre 2012.
     
    Esse desempenho influiu positivamente no mix de clientes e na receita do negócio móvel. Com crescimento de 26% frente ao ano anterior, a base de acessos pós-pagos no quarto trimestre já representava 30,7% do total. Já a receita apresentou elevação de 6,1% no acumulado do ano, comparada a 2012.
     
    A adoção de critérios mais restritivos de desconexão e a intensificação da migração de clientes pré-pagos para planos pós-pagos resultaram em redução anual de 6,6% do parque pré-pago em 2013. Com uma base mais transparente e seletiva, houve aumento eficiente de recargas, cujo volume financeiro cresceu 5,8% no ano.
     
    Os acessos em banda larga fixa totalizaram 3,9 milhões clientes em dezembro, um crescimento de 5,1% em relação ao ano anterior. Ao final de 2013, 1,9 milhão de residências já estavam aptas à conexão por fibra óptica, sendo que a base de acessos pela tecnologia atingiu 204 mil, numa evolução de 19,4% comparada à base do 3º trimestre.
     
    Os acessos de TV por assinatura tiveram crescimento de 8,9% na comparação trimestral, chegando a 641 mil assinantes no fechamento do ano. Esse resultado reflete a aceleração em DTH e IPTV. Já no mercado de M2M (Máquina a Máquina), a base de acessos atingiu a marca de 2,4 milhões de clientes em dezembro, um aumento de 14,1% quando comparado ao trimestre anterior.
     
    O EBITDA Recorrente atingiu R$ 2,8 bilhões no quarto trimestre, com margem de 31,2% no período, ou seja, 3,6 p.p. superior relativo ao terceiro trimestre. No acumulado do ano, a Margem EBITDA Recorrente foi de 30,4%. O lucro líquido do último trimestre de 2013 teve uma variação positiva de 62% em relação ao trimestre anterior, atingindo R$ 1,2 bilhão.
     
    Mais informações sobre as relações com investidores da empresa, clique aqui
     
     
voltar
 

© Telefônica S.A.