A Telefônica acaba de lançar mundialmente um documento intitulado “Manifesto Digital_ Uma experiência de Internet aberta e segura para todos”, que resume o posicionamento da companhia em relação à nova economia digital.
Coordenado pela Diretoria de Assuntos Públicos e Corporativos e com o apoio de diversas áreas da empresa, bem como de outras unidades do grupo, o documento traz os 10 “mandamentos” – que são, na verdade, recomendações de políticas públicas - para se criar uma experiência de internet aberta e segura para toda a sociedade e aproveitar todo o potencial dessa nova economia.
“As novas tecnologias e a Internet estão mudando nosso modo de viver, a maneira de trabalhar, nosso ócio, nosso jeito de nos comunicarmos e nos relacionarmos: estamos vivendo uma autêntica revolução digital, que está transformando tanto a sociedade como a economia. As normas que regulam nosso mercado também precisam evoluir, se adaptar às novas realidades e aos novos modelos de negócio”, explica o diretor da Telefônica Carlos López Blanco, “padrinho” dessa nova iniciativa. E adianta: “o Manifesto Digital é uma resposta a essa necessidade. É uma oportunidade para abrir o debate em nível mundial sobre quais políticas públicas devem ser adotadas no novo entorno digital para impulsionar o desenvolvimento da sociedade e a economia digital”.
Dividido em cinco partes, o Manifesto apresenta, além da lista das 10 recomendações, a nova realidade do mercado e o potencial da economia digital, mostrando como a Telefônica percebe o futuro e que aspectos devem ser assegurados. O material está repleto de cases da companhia voltados para a inclusão digital, todos separados por tema.