Compromisso Sustentável

Somos comprometidos com diversas iniciativas globais e nacionais que promovem o desenvolvimento sustentável.

Desde 2010, somos signatários do Pacto Global, que visa estimular empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa. Aderimos também ao compromisso de contribuir com os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e aos Padrões de Conduta para empresas, documento elaborado pelo movimento Livres & Iguais, da ONU.

Para debater os temas correlatos à diversidade, estamos presentes na Coalizão empresarial para equidade racial e de gênero, Fórum de Empresas e Direitos LGBTQ, Movimento +Mulher 360, Princípios de Empoderamento das Mulheres e Rede Empresarial pela Inclusão Social.

Sempre comprometidos com as discussões relacionadas ao meio ambiente, participamos também do Carbon Disclosure Project, que reúne indicadores de emissão de carbono de organizações de todo o mundo; do Programa Brasileiro GHG Protocol, que estimula a cultura corporativa para elaboração e publicação de inventários de emissões de gases do efeito estufa; e do RE100, que reúne companhias do mundo todo comprometidas a atingir 100% de consumo de energia renovável em suas operações.
 
Comprometidos também com as melhores práticas de governança corporativa, integramos, pela oitava vez, a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), em vigor até 1º de janeiro de 2021. Promovido pela B3, o índice reúne as 30 empresas de 15 diferentes setores com destaque em iniciativas socioambientais e de governança corporativa. A avaliação é considerada uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança.

 
Objetivo 1 – Erradicação da pobreza
Colocar fim à pobreza e a todas as suas formas em todo o mundo.

Fomentamos o acesso das comunidades desfavorecidas à telefonia e à internet. Com a queda significativa dos preços na última década, trouxemos facilidades como o celular pré-pago, oferta diferenciada de banda larga e pacotes de serviços, além de buscarmos soluções tecnológicas para favorecer a inclusão financeira.


Objetivo 3 – Saúde e bem-estar
Garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades.

A Telefônica é uma empresa comprometida com o bem-estar de seus colaboradores e familiares:

- Em 2012, foi realizada no Brasil a adesão ao programa Empresa Cidadã, que prorroga por 60 dias a duração da licença-maternidade. Assim, as mães podem optar por ter seis meses de afastamento remunerados integralmente. E em 2018, implementou a paternidade estendida, ampliando de 5 para 20 dias. Além disso, instalamos espaços de coleta e armazenamento de leite, onde as mães recém-chegadas da licença-maternidade podem se sentir à vontade para coletar e reservar leite, facilitando o seu retorno ao trabalho.

- A companhia proporciona a seus colaboradores o Auxílio-Babá (para crianças de até três anos), o Auxílio-Creche (para dependentes de até sete anos), assim como o Auxílio-Especial (para dependentes com deficiência).

- Os colaboradores administrativos contam com até dois dias de trabalho remoto (Mobility) e horário flexível, em que podem começar suas atividades uma hora antes ou até três horas depois do horário convencional, cumprindo sua jornada de oito horas, com 1h30min de almoço. Além disso, os aniversariantes ganham um dia de folga.


Objetivo 4 – Educação de qualidade
Garantir uma educação inclusiva, igualitária e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem para todos durante toda a vida.

Promovemos a transformação tecnológica do ensino para impulsionar o acesso a uma educação de qualidade para todos, por meio de projetos de impacto social e soluções de negócio da Telefônica Educação Digital e da Fundação Telefônica.


Objetivo 5 – Igualdade de gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Trabalhamos para elevar os indicadores de diversidade, atendendo à política corporativa global da companhia e a legislação nacional com objetivo de assumir a liderança no tema no setor de telecom.

Para garantir que nosso entendimento de sustentabilidade esteja alinhado às demandas da sociedade, passamos a ser signatários de compromissos voluntários, como dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU, do Selo de Equidade de Gênero e Raça, do Governo Federal, e da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero.

Assumimos compromissos tanto para o aumento no número de contratação de mulheres como para elevação da presença feminina em cargos de liderança.

Mais informações sobre nosso programa Vivo Diversidade.


Objetivo 7 – Energia acessível e limpa
Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

A energia elétrica consumida em nossos sites e edifícios é foco de um processo contínuo de gestão para uso eficiente, alinhado a práticas globais. Nesse sentido, nossa atuação tem duas principais frentes: eficiência energética e uso de energias renováveis.

A partir de outubro de 2018, garantimos que 100% de nossa energia é de fonte renovável por meio do mercado livre de energia, certificados I-RECs e geração distribuída. Em 2020, ampliamos nosso projeto de geração distribuída para atender mais 80% do nosso consumo de baixa tensão.


Objetivo 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Melhoramos o Produto Interno Bruto (PIB) das comunidades nas quais estamos presentes por meio de atividades e geração de empregos, nos tornando um dos motores mais relevantes do desenvolvimento econômico nesses locais. Incentivamos a aprendizagem digital para promover a igualdade na educação e melhorar a empregabilidade.

Em 2019, nossa atividade correspondeu a 1,03% do PIB brasileiro e 0,56% dos empregos criados no Brasil foram gerados por nossa empresa. Cada vez que contratamos um colaborador, 11,44 empregos adicionais são gerados.


Objetivo 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Promovemos a inclusão digital com a instalação de uma rede acessível, contribuindo para a modernização da indústria e buscando soluções digitais que tenham um impacto socioambiental positivo. Além do grande investimento em inovação tecnológica, que nos torna uma das empresas líderes nessa área, favorecemos a inovação aberta por meio do Telefônica Open Future.

Ao longo de 2019, mais de R$ 9 bilhões foram investidos nossa rede, visando não apenas aumentar a cobertura, mas também a melhoria da qualidade do serviço e do atendimento.

Também estamos comprometidos com o desenvolvimento e expansão do setor, participando de forma ativa, técnica e financeiramente com as principais associações setoriais, totalizando mais de R$ 1.908.000 em contribuições (SindiTelebrasil: 573.998,67 / Asiet: 487.003,76 / ABTA: 375.050,0 / Confederações: 103.319,76 / Telebrasil: 251.728,08 / Brasscom: 101.284,56 / IBRAC: 7.850,0 / ABERJE: 4.776,0 / ABDTIC: 3.630,0).

Em 2019, a frequência e duração de interrupções da rede móvel foram de 1,313 e 0,053 horas, respectivamente, e da rede fixa de 0,245 e 1,633 horas.


Objetivo 10 – Redução das desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Aplicamos novas tecnologias ao conhecimento, cultura e solidariedade para trabalhar na transformação da sociedade. A tecnologia e o conhecimento são pontes para o desenvolvimento pessoal e social.

Reduzimos desigualdades por meio da universalização dos nossos serviços, viabilizando o acesso a todos, independentemente de fatores como renda e localização geográfica.

O Grupo Telefônica traz critérios sociais em sua Política de Sustentabilidade para Fornecedores, com temas contra o trabalho infantil, análogo ao escravo, a discriminação e o tráfico de pessoas.

Possuímos o Vivo Diversidade, um robusto programa de aumento e valorização da representatividade de gênero, raça, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.


Objetivo 12 – Consumo responsável
Assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.

A sustentabilidade acompanha toda a trajetória de nossos clientes, desde o momento em que escolhem seus aparelhos celulares em nossas lojas, durante o uso consciente de novas tecnologias, até a logística reversa de aparelhos móveis e equipamentos da rede fixa.

Nossos clientes podem comparar os impactos socioambientais no momento da compra de um novo celular. O selo Vivo Eco Rating trouxe ao Brasil uma classificação inovadora do Grupo Telefônica que avalia, por meio de uma pontuação de 1 a 5, etapas como produção, uso e destinação final.

A Vivo lançou em 2016 a nova versão do Portal Dialogando, que também está disponível em outros 13 países onde há atuação da Telefônica. A plataforma promove o uso consciente das tecnologias e o diálogo entre as diferentes gerações por meio de conteúdo relevante e interativo sobre o tema. O site reúne especialistas em internet, comportamento digital, educadores e usuários comuns em um ambiente convergente que estimula a reflexão sobre uso, conteúdo, segurança e o futuro das tecnologias em benefício da sociedade.


Objetivo 13 – Ação contra a mudança global do clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

O Grupo Telefônica possui um compromisso global com a redução do consumo de energia e da emissão de GEE até 2050. Para acompanhar as metas traçadas nos Objetivos de Mudanças Climáticas, contamos com um Plano de Energias Renováveis. Além disso, comercializamos soluções tecnológicas — serviços Green TIC — para ajudar outras companhias e cidades a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, sua pegada de carbono.

Em 2018, realizamos uma pesquisa que mostrou que contribuímos para evitar emissões por meio das nossas soluções digitais.

Em 2019, a eficiência média dos 5 data centers utilizados, considerando o indicador (PUE) foi de 2,16 (Chucri: 3,10 / Bonfim: 2,05 / Osasco: 2,20 / CIC: 1,708 / NDC: 1,77).


Objetivo 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Equivalentes ao nosso Código de Ética, os Princípios de Negócio Responsável representam o conjunto de normativas internas que definem como devemos atuar. A companhia conta com o Canal de Denúncias para que sejam tiradas dúvidas relacionadas ao tema. Esse canal, em conjunto com outros meios de comunicação (0800, e-mail, e outros), está à disposição dos colaboradores para o relato de situações que desrespeitem esses princípios.

A Política Anticorrupção do Grupo Telefônica contempla o necessário cumprimento dos requisitos legais e o desenvolvimento, entre outros, do princípio geral de integridade ante os princípios de atuação, que evidencia o compromisso de agir em consonância com os princípios éticos mais exigentes, transmitindo a importância da integridade empresarial a todos os conselheiros, diretores e empregados da companhia.

Não realizamos doações nem para partidos políticos nem para candidaturas a cargos públicos.

 
 

© Telefônica S.A.