Buscar
 

Vivo Diversidade

A diversidade da nossa equipe é fundamental para criarmos um ambiente que estimule a inovação e a criatividade, onde pessoas com diferentes histórias de vida e formas de pensar convivam, em busca de soluções conjuntas. Além disso, como temos a pretensão de ser uma companhia capaz de atender a toda a população brasileira, entendemos que precisamos refletir a diversidade dessa população em nossas equipes.

Globalmente, contamos com uma Política de Diversidade e Inclusão, que estabelece a busca pela diversidade nas seguintes dimensões: cultural, gênero, raça, orientação sexual, geração, religião, habilidade e deficiência.

Trabalhamos para:
• Promover a cultura inclusiva, ampliando nossa capacidade de compreender, valorizar e incluir o diverso para que possamos conviver com um número cada vez maior de ideias, valores, identidades, orientações e origens.
• Garantir a participação de diferentes públicos, ampliando, inicialmente, a representatividade de mulheres, negros e pardos, pessoas com deficiência e LGBTI+, em todos os níveis hierárquicos da empresa.

Gênero

Desde 2016, quando passamos a trabalhar o tema, avançamos de 15% para 25,4% o número de mulheres em cargos de liderança e trabalhamos para garantir avanços progressivos em todos os níveis hierárquicos. Também encerramos o ano de 2020 com um total de 106 colaboradoras atuando em áreas técnicas, ante  um número de apenas 12 em 2018.

Para assegurar que o tema seja disseminado, a meta de diversidade passou a influenciar diretamente no pool de bônus dos executivos da empresa, que tem parte do resultado atrelado ao indicador de gênero. Além de estimular a equidade na operação, ampliamos a participação feminina no nosso Conselho de Administração. Encerramos 2020 com três conselheiras, 25% do total de 12 membros.

Veja abaixo mais detalhes sobre a distribuição de mulheres na nossa companhia:

Gênero* %
Mulheres na força de trabalho 42
Mulheres em todos os cargos de gestão 31
Mulheres em cargos de gerência júnior 29
Mulheres em cargos de alta liderança 25,4
Mulheres em cargos relacionados a geração de receita 43
Mulheres em áreas relacionadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática 25

*Reforçando nosso compromisso com a Diversidade, temos como meta ampliar a representatividade feminina na alta liderança para 32% até 2023. 

Raça

Temos o compromisso com a equidade racial e um olhar interseccional sobre tema, que faz parte da estratégia do programa Vivo Diversidade. Crescemos de 20,7% de negros em nosso head count em 2017 para 26,2% em dezembro de 2020.

Na edição de 2020 do Programa de Trainees, 43% das vagas abertas para jovens líderes foram preenchidas por candidatos negros. Também fortalecemos ações de educação corporativa, abordando assuntos como o letramento racial para redução de vieses e preconceito, e de desenvolvimento de carreira, em que 23 talentos negros da companhia foram qualificados em temas como autoconhecimento, autoimagem, ambiente corporativo e estratégias para o crescimento de carreira.

Veja abaixo mais detalhes sobre a distribuição dos nossos colaboradores quanto a raça:

Raça % da força de trabalho %  da força de trabalho em cargos de gestão
Brancos 65,3 77,98
Negros 26,2 18,22
Amarelos 1,19 1,19
Indígenas 0,11 0,03
Sem declaração 7,2 2,58

LGBTQIA+

Possuímos um grupo de afinidade específico para nossos colaboradores, com realização de reuniões regulares e condução de projetos que auxiliem a incluir as pautas específicas dentro da companhia.  Aproximadamente 3% dos nossos colaboradores se autodeclaram como parte da comunidade LGBTI+. O número de colaboradores trans na Vivo dobrou em relação a 2019, cinco jovens aprendizes trans foram efetivados na companhia no ano passado e mais cinco aprendizes trans contratados.

PCD

Ao final de 2020, contávamos com 464 colaboradores com deficiência empregados. Dos colaboradores com deficiência temos a seguinte distribuição: Auditiva (13%), Física (58%), Intelectual (0,4%), Reabilitado (10%) e Visual (19%).

Engajamos todos os nossos colaboradores, desde sua contratação, a participarem do Grupo de Afinidade de Pessoas com Deficiência, que promove conexão entre pessoas e acolhimento.

Nacionalidades

Reconhecemos a necessidade da diversidade de pensamento, cultura, experiências e histórias, contando com colaboradores de diferentes nacionalidades.

Veja abaixo mais indicadores relacionados distribuição dos nossos colaboradores na companhia:

Outras Minorias % of total workforce
Pessoas com Deficiência 1,41
LGBTQI+ 3
Até 30 anos 25
Entre 30 e 50 anos 68
Com mais de 50 anos 7



 
 

© Telefônica S.A.