Vivo recebe prêmio inédito do Pacto Global da ONU Brasil na COP 28

Dubai, 08 de dezembro de 2023 — Durante a COP 28, o case “Estratégia de Baixo Carbono”, da Vivo, recebeu o primeiro prêmio ‘Guardiões pelo Clima’, promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil. Em sua primeira edição, a premiação foi criada para fomentar iniciativas de destaque das empresas participantes do Movimento Ambição Net Zero, parte da estratégia Ambição 2030, para impulsionar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU.

Ainda durante a programação paralela da COP28, a Vivo apresentou suas ações no painel “Descarbonização alinhada à ciência climática” em side event do Pacto Global.  

“Nos últimos oito anos, reduzimos em quase 90% nossas emissões diretas e somos empresa carbono neutro desde 2019, também com 100% de energia renovável. Este importante reconhecimento que recebemos do Pacto Global da ONU nos inspira a continuarmos com nossa agenda estratégica de ESG, agora visando incorporar também nossos fornecedores carbono intensivos”, revela o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto.  

A Vivo envolve seus 125 fornecedores mais relevantes em emissões em programa que inclui engajamento, consultoria para a realização de inventários, além de metas de descarbonização. Atualmente, 60% destes fornecedores, que representam 82% das emissões deste escopo, atuam de algum modo pelo clima. “Sabemos que há muito por avançar, por isso buscamos somar esforços com todas as partes interessadas, especialmente nossa cadeia de valor, para garantir ações cada vez mais consistentes na pauta climática que é cada vez mais urgente”, afirma o executivo. 

Camila Valverde, diretora de Impacto e COO do Pacto Global da ONU no Brasil, aposta que a premiação pode incentivar e reconhecer os esforços que vêm sendo feito pelas empresas: “Procuramos com a premiação incentivar a implementação de práticas concretas sobre mitigação, adaptação e meios de implementação para mudanças do clima, de modo a reconhecer e estimular o esforço das empresas comprometidas com a Plataformas de Meio Ambiente (Ação pelo Clima, Água e Oceano e Agro Sustentável), além de transformar as boas práticas desenvolvidas pelas empresas em materiais possíveis de serem compartilhados com o setor privado e com a sociedade em geral, a fim de trazer mais notabilidade para a agenda climática”. 

A escolha dos cases vencedores foi feita por um Comitê Avaliador, formado por integrantes especialistas do time de Clima, Água e Oceano e Agro Sustentável do Pacto Global da ONU no Brasil, parceiros e convidados. Foram observadas a adequação ao tema, a replicabilidade da ação/projeto (potencial da ação/projetos de ser replicada por outras organizações), inovação (originalidade, benefícios da inovação e impacto), a qualidade da apresentação do case de boa prática (objetividade, clareza e resultados).

Além do anúncio durante o side event promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil, todos os cases vencedores da premiação “Guardiões pelo Clima”, do Movimento Ambição Net Zero, e “Guardiões pela Água”, do Movimento +Água, foram apresentados em uma publicação digital de Melhores Práticas.