Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Podcasts da Vivo destacam a relação entre sustentabilidade e a arte

São Paulo, 22 de agosto de 2024 — A Vivo fortalece a conexão entre arte e sustentabilidade e lança o primeiro podcast da série “Raízes do Futuro - Arte Que Transforma”, com apresentação da pesquisadora de arte e cultura Luiza Adas. O projeto reúne artistas, curadores e especialistas para conversas sobre a intersecção entre arte e sustentabilidade, destacando as iniciativas que promovem a consciência ambiental e inspiram mudanças positivas para a preservação planeta.

Serão quatro episódios, de até 50 minutos de duração, disponíveis em áudio, no Spotify e em vídeo, no YouTube, além de pílulas de conteúdo exibidas no perfil @vivo.cultura, no Instagram. Com a iniciativa, a Vivo reforça seu posicionamento em defesa da tecnologia como promotora da sustentabilidade, usando seu espaço da marca patrocinadora da SP-Arte Rotas Brasileiras. O evento aconteceu de 28 de agosto a 1º de setembro, na ARCA, em São Paulo.

“Com a aceleração das mudanças climáticas, o tema da sustentabilidade está se tornando cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Nesse contexto, acreditamos no encontro entre arte e tecnologia para gerar reflexões e sensibilizar a sociedade para a valorização da natureza, despertando novos olhares e práticas mais sustentáveis”, destaca a diretora de Marca e Comunicação da Vivo, Marina Daineze.  As gravações da série de podcasts foram realizadas na Pina Contemporânea - edifício anexo à Pinacoteca, instituição apoiada pela Vivo - que possui o selo LEED Silver em sustentabilidade.

No primeiro episódio, Luiza Adas comanda um debate enriquecedor sobre o “O Urbano e o Ambiental”, e como a arte urbana pode ser uma ferramenta para o despertar a respeito da preservação ambiental. Participam do podcast Eduardo Srur, artista contemporâneo e Mundano, artista de rua e ativista focado em questões sociais e ambientais.

O segundo episódio, “Sustentabilidade na Arte e nas Instituições”, foi ao ar dia 28 de agosto, debatendo o papel das instituições em apoiar e promover ações de sustentabilidade nas artes. Os convidados são Victoria Zuffo - presidente da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e sócia-fundadora da galeria Lume, Marsuri Romero, gerente de sustentabilidade da Vivo, Paulo Vicelli, diretor institucional da Pinacoteca de SP, e Tamara Perlman, diretora da SP-Arte.

No episódio 3, “Curadoria Sustentável”, no ar a partir de 04 de setembro, Gabriela Gotoda, curadora do MAM-SP e Ana Maria Maia, curadora da Pinacoteca de SP, debatem com Adas sobre como os artistas vêm pensando a sustentabilidade e como isso se reflete na curadoria das instituições e como a sustentabilidade pode ser aplicada também no dia a dia de um museu e como envolver o público quanto a importância da sustentabilidade, por meio das exposições.

O quarto e último episódio da série de podcasts, “Arte de lá pra cá”, será lançado em 11 de setembro, com a participação de Claudinei Roberto da Silva - curador da exposição "As Vidas da Natureza-Morta" no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, e Alecsandra Matias - pesquisadora e curadora independente. Eles discutem como a arte tem capturado e expressado as transformações na paisagem urbana ao longo do tempo e de que modo a questão ambiental se faz presente na perspectiva dos artistas contemporâneos.

 

Vivo na SP-Arte

Há 7 anos como patrocinadora da SP-Arte, a Vivo tem usado seu espaço de marca no evento para reforçar seu posicionamento em busca de um futuro cada vez mais diverso e inclusivo, acreditando no potencial da arte, cultura e tecnologia como ferramentas de transformações sociais. Na edição de 2022, com o espaço Rotas Indígenas Brasileiras, a empresa iniciou importante conversa sobre a identidade dos povos originários e sua relação com a tecnologia. Em 2023, reforçou seu compromisso pela diversidade com Telas do Orgulho. Nas duas edições da Feira em 2024, o foco das ativações da Vivo é a sustentabilidade ambiental inspirada pela tecnologia ancestral da natureza, simbolizada pelo conceito Raízes do Futuro.

Mais sobre a SP-Arte

A terceira edição da SP – Arte Rotas Brasileiras 2024, foi de 28 de agosto a 01 de setembro, na ARCA – Rua Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina e contou com a direção artística de Rodrigo Moura, curador-chefe do Museo del Barrio, em Nova Iorque. A feira se propõe a explorar novas rotas, diálogos e caminhos na arte brasileira, oferecendo ao público uma oportunidade única de se conectar com a diversidade e a riqueza cultural do país. 

Escolha sua cidade