Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Vivo é a empresa mais sustentável do Brasil no ISE B3

São Paulo, 2 de janeiro de 2024 - A Vivo é a nova líder do ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, em vigor a partir deste mês. A lista atual contempla 78 empresas, de 36 diferentes setores.  Este é o terceiro ano consecutivo da companhia entre as Top 5 da carteira, destacando-se em critérios como Governança Corporativa, Capital Social, Modelo de Negócio e Inovação, Meio Ambiente e Mudanças no Clima e pontuação acima da média da carteira.

“Evoluímos em todas as dimensões da avaliação, um resultado que reflete a sustentabilidade como pilar estratégico do nosso negócio, que é norteado por princípios éticos e ações consistentes nos aspectos, ambiental, social e de governança”, diz o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto.

A empresa tem na governança a base viabilizadora destes avanços, com um Plano de Negócio Responsável com mais de 100 indicadores e metas de médio e longo prazo. Cerca de 20% da remuneração variável na Vivo é atrelada à indicadores de sustentabilidade, como diversidade, redução de emissões, NPS e reputação.

No aspecto de diversidade, 33% do Conselho de Administração da companhia é composto por mulheres. A Vivo tem cerca de 44% de presença feminina no seu quadro de colaboradores, sendo mais de 37% delas em cargos de liderança executiva. Atualmente, mais de 41% dos colaboradores da Vivo são profissionais negros. A empresa alcançou a marca de 32,5% de negros na liderança, de acordo com o último Censo de Diversidade realizado pela companhia, resultado da ampliação de ações afirmativas, principalmente voltadas a contratação de pessoas negras, quanto ao plano intencional de proporcionar reflexões sobre a luta antirracismo, vieses inconscientes, responsabilidade da liderança na carreira de colaboradores negros, além do amadurecimento das equipes em relação à autodeclaração racial, que inclui questões de segurança psicológica, aceitação e consciência das raízes históricas.

Por meio da Fundação Telefônica Vivo, a companhia também atua no pilar social com o desenvolvimento de competências digitais junto a alunos e educadores de escolas públicas, impactando, só em 2022, mais de 2,2 milhões de pessoas em diferentes iniciativas.

Empresa neutra em carbono, a Vivo compensa as emissões que não pode evitar com investimento em projetos de preservação da Floresta Amazônica. Nos últimos oito anos, reduziu em quase 90% suas emissões próprias, resultado do consumo de energia 100% renovável e biocombustíveis, modernização de equipamentos e maior controle e eficiência operacional.

Para atingir seu principal desafio de longo prazo, que é chegar a zero emissões líquidas até 2040, a Vivo mantém um programa de redução de emissões junto aos seus 125 fornecedores carbono intensivos.  A agenda de sustentabilidade envolve, da alta liderança aos times de loja e de campo, engajados em boas práticas como por exemplo, o Vivo Recicle, que no último ano recolheu 12 toneladas de resíduo eletrônico junto a consumidores e colaboradores. A Vivo também foi reconhecida pelo Pacto Global da ONU no Brasil na COP 28 com o prêmio “Guardiões pelo Clima”, resultado das suas iniciativas e compromissos de descarbonização.  

Escolha sua cidade