Lucro do Grupo cresce 29% e confirma as metas financeiras para 2024
São Paulo, 31 de julho de 2024 – Telefónica apresentou hoje os resultados correspondentes ao primeiro semestre de 2024. Neste período, o Grupo registou um lucro líquido de 979 milhões de euros, o que representa um aumento de 28,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Continuamos em acelerado crescimento de receita, rentabilidade e sustentabilidade em conformidade com os três pilares do plano estratégico GPS. Graças a esta evolução favorável, confirmamos também os nossos objetivos financeiros para o ano.
“A receita cresce, o EBITDA aumenta e a base de clientes, cada vez mais satisfeitos com os nossos serviços, é ainda maior. A Telefónica é uma empresa mais rentável e sustentável, que cumpre os pilares do seu plano estratégico GPS, confirmando todos os seus objetivos financeiros para 2024 e revalida a remuneração atraente para os seus acionistas”, destaca o nosso presidente Global, José Maria Álvarez-Pallete.
Principais variáveis económicas:
- Nossas receitas aumentaram 1,2% no segundo trimestre, para 10.255 milhões de euros, atingindo 20,395 milhões de euros no primeiro semestre do ano.
- O EBITDA aumentou 1,8% entre abril e junho, para 3,219 milhões de euros, e para 6,424 milhões de euros no primeiro semestre.
- A base de clientes do grupo atingiu 392 milhões, 2,2% maior que no mesmo período do ano anterior. Destaque para o crescimento de acessos de fibra (+12,1%) e dos contratos móveis (+3,3%). Esta evolução favorável também é observada numa maior satisfação do cliente, com um NPS (“Net Promoter Score”) que sobe 2 pontos percentuais em relação ao encerramento de março.
Confirmamos as metas para 2024:
- Crescimento da receita em torno de 1%.
- EBITDA e caixa operacional entre 1% e 2%.
- Relação de investimentos sobre vendas de até 13%.
- Aumento do fluxo de caixa acima de 10%.
Remuneração ao acionista:
- Reavaliamos a remuneração ao acionista em 2024, que consiste num dividendo de 0,30 euros por ação, a pagar em duas parcelas de 0,15 euros em dezembro de 2024 e junho de 2025.
Outras conquistas:
- Neste segundo trimestre, a Telefónica Espanha registou um crescimento de acessos em todos os segmentos principais: banda larga fixa, contrato móvel, televisão e acessos convergentes, pela primeira vez em cinco anos.
- A Telefónica Tech encerrou o semestre com um crescimento de receitas de duplo dígito (+11,1%), um total de 984 milhões de euros.
- Telefónica Infra registrou em junho um total de 23 milhões de unidades imobiliárias passadas com fibra e mais de 100.000 quilómetros de conectividade internacional via cabo submarino.
- Quanto ao 5G, a Espanha mantém uma cobertura de 89% da população, a Alemanha cobre 96%, Brasil atinge 50% e Reino Unido alcança 65%.
- Continuamos progredindo em nossos compromissos ESG, o que nos rendeu vários reconhecimentos internacionais.
Saiba mais no release divulgado à imprensa.