Created with Sketch. Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Right Icon Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.
Created with Sketch. Created with Sketch.
Ícone de expandir slides Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch. Created with Sketch.

Está no ar o Relato Integrado da Vivo!

São Paulo, 28 de junho de 2024 - Em 2023, a Telefônica completou 25 anos no Brasil. Neste período, foram investidos mais de R$ 530 bilhões para revolucionar as telecomunicações e levar conectividade e inclusão social a todo o país e a empresa se consolidou como uma mais sustentáveis do Brasil e do mundo. Hoje, com o propósito de “Digitalizar para Aproximar”, a Vivo é líder de mercado no serviço móvel, com 113 milhões de acessos, e conta com a maior rede de fibra do país, com 26,8 milhões de domicílios cobertos. Os clientes estão conectados a um ecossistema digital com serviços acessíveis nas áreas de saúde, educação, finanças e energia, ampliando o impacto socioeconômico e ambiental dos nossos negócios.

A proposta de valor da Vivo é continuar a crescer de forma sustentável, com ética e impacto positivo para toda a sociedade. Para isso, sua a atuação é alinhada aos pilares Ambiental, Social e de Governança.

Para que você conheça mais sobre o impacto do negócio da Vivo na sociedade, vejas o Relato Integrado 2023 e o Informe Social da Fundação Telefônica Vivo.

 

A Vivo cuida do meio ambiente para as gerações futuras

  • 90% de redução foi alcançada nas próprias emissões da empresa e cumpriram a primeira etapa da jornada para serem uma empresa net zero, até 2035;  
  • Reduziram em 36% a intensidade de carbono emitida e em 27% a intensidade energética;
  • Foram gerados 102,59 GW de economia em projetos de eficiência energética;
  • Utilizaram energia proveniente de fontes 100% renováveis, avançaram na diversificação da matriz, com 67 usinas em geração distribuída e se tornaram pioneiros no setor no modelo de autogeração;
  • Coletaram 12 toneladas de lixo eletrônico em parceria com os consumidores por meio do programa Vivo Recicle;
  • Recondicionaram mais de 1 milhão de modems e decodificadores da operação fixa, o equivalente a 535 toneladas;
  • Evitaram a produção de aproximadamente 31 mil quilômetros de cabos de fibra ótica, a partir de novo projeto de otimização e reuso;
  • As soluções EcoSmart para eficiência e controle de consumo nas empresas somaram R$ 2,3 bilhões em receita, com crescimento de 22% sobre 2022;
  • O uso dos produtos da Vivo e serviços pelos clientes contribuíram para evitar a emissão de 25,5 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

 

 A Vivo gerou valor e desenvolvimento para a sociedade

  • Por meio do negócio, a empresa teve um impacto de 15,4 bilhões de euros sobre a soma das riquezas do Brasil, representando aproximadamente 0,89% do PIB;
  • Geraram mais de 758 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, sendo 33 mil colaboradores próprios, vivenciando uma cultura digital colaborativa, baseada na conexão humana, curiosidade viva, atitude transformadora e ação responsável;
  • Os canais digitais da Vivo tornam-se cada vez mais relevantes e eficientes para o relacionamento com os clientes. O app Vivo já responde por 80% dos atendimentos;
  • É uma empresa diversa e inclusiva, com oportunidades para todos e colaboradores cada vez mais engajados e satisfeitos;
  • Foram geradas 2,7 mil vagas inclusivas em 2023, e há: 32,5 % de mulheres em cargos diretivos, 32,8 % de negros em cargos de liderança, 8 % de colaboradores autodeclarados LGBTI+ e 5% de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores;
  • Alcançaram NPS de 88% com colaboradores, que destacam a atuação ética e responsável, inclusão por meio de oportunidades iguais para todos, aprendizado contínuo e trabalho com propósito (individual ou para a sociedade);
  • Presente há 25 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo beneficiou, em 2023, 3,6 milhões de pessoas por meio de seus projetos educacionais e ações voluntárias.

 

Lideram pelo exemplo, com ética e integridade

  • Implantaram a avaliação independente do Conselho de Administração, composto por 83% de membros independentes e com 33% de diversidade de gênero;
  • Houve treinamento para mais de 98% dos colaboradores nos Princípios do Negócio Responsável, o Código de Ética;
  • Impulsionam a inovação e o empreendedorismo e, por meio da Wayra, investiram em startups em estágios iniciais. Já foram contempladas 85 startups no Brasil, com um investimento total de mais de R$ 28 milhões;
  • 25% startups estão no portfólio da Wayra e 50% geraram negócios para Vivo (cerca de R$ 100 milhões em negócios com startups e a Vivo, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior);
  • Foram reconhecidos com o selo Pró-Ética, pela Controladoria Geral da União (CGU);
  • Se tornaram a empresa mais sustentável do setor nas Américas e de todos os setores no Brasil;
  • Melhor pontuação no 2024 Sustainability Yearbook da S&P (8º lugar no ranking global);
  • Entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo pela Corporate Knights;
  • Pelo 2º ano consecutivo, permaneceu no TOP3 do ranking do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE B3, com a primeira colocação no período entre janeiro e abril de 2024;
  • São grandes conquistas que impulsiona a Vivo contribuir, cada vez mais, com o desenvolvimento do nosso país.

 

Acesse o relato integrado completo.

Escolha sua cidade