Pesquisa revela que três em cada cinco brasileiros têm lixo eletrônico

São Paulo, 09 de junho de 2022 - Levantamento da V.Trends, hub de pesquisa e insights da Vivo, mostra que três em cada cinco brasileiros possuem lixo eletrônico guardado em casa. Segundo os participantes, as principais barreiras para o descarte seriam a falta de pontos de coleta especializados por perto e a ausência de informações sobre o descarte correto desses resíduos.

Entre os que realizam o descarte, 86% dizem que procuram separar seu lixo eletrônico dos demais resíduos recicláveis e 64% afirmam que fazem esse descarte em pontos de coleta especializados. Já 16% dos participantes revelam que costumam jogar seu lixo eletrônico no lixo comum. E uma em cada cinco pessoas (19%) diz que costuma fazer o descarte junto com os demais recicláveis.

A pesquisa também revela que pessoas com filhos costumam praticar hábitos sustentáveis, como a reciclagem, com maior frequência. Entre pais e mães, 62% sempre ou quase sempre descartam seu lixo em pontos de coleta seletiva, comparado com 48% do total e 54% sempre ou quase sempre dão preferência a marcas que tem compromisso com a sustentabilidade, comparado com 44% do total.

Para estimular o descarte correto dos eletrônicos, a Vivo realiza campanhas recorrentes em suas lojas e canais digitais através de ações como a Recicle com a Vivo, que busca orientar e inspirar as pessoas a adotarem pequenas atitudes que contribuem para a sustentabilidade.

Em 2021, batemos recorde em volume de resíduos eletrônicos coletados em parceria com o consumidor que foi impulsionado pela campanha. Foram 9,2 toneladas desses itens recolhidos e destinados para reciclagem, um crescimento de 21% em relação ao ano anterior.  

Para este ano, a meta é ultrapassar 10 toneladas de eletrônicos recolhidos em lojas. Entre os principais itens de descarte recebidos por meio do programa Recicle com a Vivo estão baterias, pilhas, fones de ouvido, carregadores e, é claro, milhares de celulares.