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Compras Responsáveis

Fomentar a sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos é um desafio importante para o setor de telecomunicações, dado o grande número de fornecedores e terceirizados envolvidos nos processos.

Cada empresa parceira tem autonomia para determinar seus próprios procedimentos, porém, é importante que estejam alinhados às práticas, valores e princípios da Telefônica Brasil descritos na Política de Sustentabilidade na Cadeia de Fornecimento e fundamentada nos Princípios de Negócio Responsável.

Esta política, também conhecida como Código de Conduta do Fornecedor, foi aprovada pelo Conselho de Administração e reflete não apenas a visão da Telefônica em termos de sustentabilidade e gestão de risco, mas também é parte do nosso planejamento estratégico. Alinhada à Política Global de Direitos Humanos e aos Princípios de Inteligência Artificial da companhia, destaca a responsabilidade dos fornecedores na gestão de riscos e impactos socioambientais em suas próprias cadeias de suprimentos.

Os nossos Princípios de Negócio Responsável orientam para evitar qualquer tipo de conflito de interesses, prezando pela igualdade e imparcialidade. Para garantir a conformidade com essas diretrizes, os processos de avaliação dos fornecedores incluem: a verificação dos requisitos de sustentabilidade, a aderência às legislações anticorrupção e a análise de processos administrativos e judiciais, bem como a existência de programas de integridade implementados.

Buscamos, dessa forma, estabelecer relações sustentáveis e de benefício mútuo com os fornecedores da Telefônica, cumprindo a legislação aplicável e os padrões de comportamento ético e responsável, social, ambiental e de privacidade. Isso abrange tanto a companhia e seus colaboradores, quanto nossos parceiros comerciais.

Em caso de descumprimento de nossos princípios, políticas, normativas ou de violações à legislação vigente, as denúncias podem ser feitas no Canal de Negócio Responsável.

Programa Parceiro Plural

Por reconhecer a importância dos critérios de sustentabilidade, responsabilidade social e transparência na gestão, promovemos a participação dos nossos fornecedores no Programa Parceiro Plural após seu ingresso na base de cadastro ou como novo parceiro de negócios da Telefônica.

Com estas ações, esperamos atuar ao lado de fornecedores comprometidos com boas práticas que contribuem para reduzir impactos e riscos das nossas atividades. Além disso, buscamos parceiros preparados para aproveitar oportunidades, aumentar a eficiência e garantir o crescimento sustentável.

 

Gestão Sustentável da Cadeia de Fornecimento

Anualmente publicamos em nosso Relato Integrado itens que caracterizam nossa gestão de sustentabilidade na cadeia de suprimentos, reforçando nosso compromisso com o princípio da transparência junto aos nossos públicos de interesse.

Dentre as informações que representam nossa gestão estão:

  • Análise de gastos na cadeia de suprimentos, contendo número de fornecedores, categoria e valor gasto;
  • Principais programas e iniciativas de sustentabilidade realizados junto aos fornecedores para monitoramento e desenvolvimento;
  • Identificação de fornecedores críticos conforme a Matriz de Riscos, baseada nas características locais de nossa cadeia.

A partir do estabelecimento de normas, critérios e procedimentos de avaliação previstos na estratégia geral de Compras, todos fornecedores são avaliados e, de acordo com volume financeiro e impacto no modelo de negócios da companhia, são classificados como críticos ou não. Essa análise inclui fornecedores não substituíveis e fornecedores de componentes críticos/diferenciados, e contribui para a mitigação de impactos indesejáveis, tanto do ponto de vista operacional quanto no atendimento às necessidades dos clientes.

A Telefônica também possui uma classificação de todos os produtos e serviços que adquire. Aqueles mais estratégicos são gerenciados globalmente e, para cada um, é analisado e atribuído um risco, além de um valor mínimo para a contratação de um seguro de responsabilidade civil.

Além disso, todo fornecedor cuja contratação exceder 5 milhões de reais por ano, ainda durante o processo de compras, terá que fornecer informações adicionais para que seja realizada a qualificação econômico-financeira e trabalhista (este último para contratação de serviços). Caso o fornecedor não cumpra as condições necessárias, para continuar no concurso será necessária a aprovação dos diretores da área solicitante, ou a aprovação do vice-presidente da área solicitante e um estatutário, quando a compra é de bens ou serviços, respectivamente.

Todos nossos fornecedores passam por uma avaliação com análise detalhada, a que definirá os parceiros críticos em sustentabilidade, aos quais são aplicadas as seguintes ponderações:

  • Ponderação por aspectos: são aplicados pesos de avaliação relacionados aos seguintes aspectos em sustentabilidade: condições de trabalho, saúde e segurança, meio ambiente, direitos humanos, minerais em zona de conflito, privacidade e promessa ao cliente;
  • Ponderação de risco segundo a procedência do produto ou serviço (e seus componentes): valoração do nível de risco por cada subgrupo, conforme a possível procedência do produto ou serviço (e seus componentes);
  • Ponderação do risco segundo o impacto sobre a Telefônica: contempla o possível impacto na reputação da Telefônica caso os riscos analisados se materializem. O impacto na reputação da companhia será maior quanto maior for a relação do produto ou serviço com a nossa proposta de valor (contato direto com o cliente, comercializados com a marca da Telefônica, processos fim a fim da companhia) e/ou nossa estratégia e posicionamento (privacidade e segurança dos dados de nossos clientes ou colaboradores, nosso core business). Uma vez coletados os dados, inicia-se a realização do cálculo com a finalidade de obter o nível de risco total para cada um deles.
  • Assessment de riscos na cadeia de suprimentos e ações corretivas: os riscos em sustentabilidade são constantemente monitorados em nossa cadeia. Realizamos auditorias presenciais em fornecedores terceirizados com mão de obra (aliados) e fornecedores críticos relacionados à gestão de privacidade e segurança das informações. Solicitamos ainda que nossos fornecedores insiram suas informações relativas à gestão de temas críticos socioambientais na plataforma IntegrityNext. Esta solução permite que sejam monitorados os fornecedores considerados de alto risco em termos de sustentabilidade.

Em resumo, o valor final do risco depende de três avaliações: aspectos de sustentabilidade, país de produção/prestação de serviços e impacto na reputação. Tendo em conta os resultados obtidos, focamos nos fornecedores que são mais significativos.

Nesse sentido, consideramos fornecedores de alto risco aqueles fornecedores que possuem:

Risco

Porcentagem Total

Alto

>70%

Médio

entre 40% e 70%

Baixo

<40%

Após a avaliação da gestão global, quando um fornecedor apresenta uma pontuação insatisfatória em seu desempenho socioambiental, ele pode ser considerado aquém do esperado e classificado como de alta criticidade (risco). Nesse caso, em conjunto com as áreas de Compras e Sustentabilidade da Telefônica, é realizado um bloqueio preventivo desse fornecedor em nossa plataforma de compras, para impedir novas adjudicações de contratos ou convocações para nossas concorrências.

Para que o desbloqueio ocorra, o fornecedor deve se comprometer formalmente a desenvolver um plano de ação visando a melhoria nos temas e indicadores em que ficou abaixo do mínimo determinado.



Negócio Responsável

Estamos comprometidos com a gestão responsável da cadeia de fornecimento e, para cumpri-los exigimos que nossos parceiros comerciais e fornecedores atendam aos critérios mínimos para negócios responsáveis. O descumprimento de qualquer disposição do anexo contratual poderá resultar na rescisão do contrato ou, a critério da contratante, o fornecedor deverá apresentar um plano de ações corretivas ou de remediação.

Além disso, monitoramos fornecedores que atuam junto à nossa infraestrutura de redes por meio do nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA), certificado pela norma ISO 14.001:2015.

Temos como compromisso promover o desenvolvimento sustentável em toda a nossa cadeia de valor. Para que isso seja possível, reconhecemos a importância de estar próximos dos nossos fornecedores e apoiá-los na redução de riscos socioambientais e na adoção de boas práticas de gestão. Para engajar nossos fornecedores em práticas sustentáveis, estabelecemos os seguintes compromissos:

  • Comprometer 100% dos nossos fornecedores em nossos Princípios de Negócio Responsável e com a Política de Sustentabilidade na Cadeia de Fornecimento;
  • Engajar mais de 80% dos fornecedores elegíveis no programa de combate às mudanças climáticas até 2025;
  • Reduzir as emissões de CO2 em nossa cadeia de valor em 56% até 2030 e atingir zero emissões líquidas até 2035.

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