Patrocínios e investimentos sociais
Acreditamos na digitalização como uma importante forma de aproximar os brasileiros da arte, da educação, do esporte e do entretenimento.
Há 18 anos, investimos na cultura como elemento de transformação da sociedade, fomentando patrocínios no âmbito das artes cênicas e visuais em todo o território nacional. Nos últimos três anos, foram cerca de 70 patrocínios com investimento de R$ 51,4 milhões, que impactaram mais de 6,4 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Em junho de 2020, lançamos o Teatro Vivo em Casa, com espetáculos gratuitos e online e criamos a plataforma @Vivo.Cultura (no Instagram), que consolida todas as nossas iniciativas no âmbito da cultura.
Já em 2021, tivemos a maior exposição digital de arte negra do país: projeto “Telas Pretas”. Com curadoria da artista multimídia Igi Ayedun, a iniciativa reuniu artistas negros para uma exposição com obras inéditas. Mais de 240 lojas da marca em todo o Brasil foram transformadas em galerias, promovendo visibilidade e reflexão sobre a representatividade negra na arte brasileira. As obras que compuseram o Telas Pretas foram produzidas exclusivamente para a exposição.
Além das mais de 600 telas nas lojas da Vivo, as peças também foram publicadas nas redes sociais da marca, em diversos espaços publicitários espalhados pelo país e foram expostas na galeria de Arte HOA, fundada por Igi Ayedun e a primeira a ser dirigida por uma equipe 100% negra.
A arte se manteve viva mesmo com todas as limitações impostas pela pandemia. A plataforma atingiu mais de 2 milhões de visualizações, com conteúdo voltados às artes cênicas e plásticas, além de lives de debates, biografia, obras e histórias de grandes autores teatrais.
Também patrocinamos importantes espaços multiculturais como o Museu de Arte de São Paulo (MASP em São Paulo), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM em São Paulo), Instituto Inhotim (Minas Gerais) e Palácio da Artes (Minas Gerais).
E no Rio de Janeiro, mantemos o patrocínio desde 2015 à casa de espetáculos Vivo Rio e o Museu do Futebol (localizado na sede da CBF). Estivemos presente nas últimas edições da SP-Arte e SP-Arte-Foto.
No segmento esportivo, somos a operadora oficial e exclusiva da NBA no País com o serviço NBA League Pass. Desde 2017, estamos presentes no território gamer com o patrocínio de um dos mais importantes e tradicionais clubes de esportes eletrônicos profissionais do Brasil – Vivo Keyd – e, nos últimos três anos, fomentamos diversas iniciativas ligadas a esse universo, como a feira Brasil Game Show e Extra Life em São Paulo, Festival Sana em Fortaleza e Digicom em Natal.
As Leis Federais e Estaduais de Incentivo à Cultura e ao Esporte são utilizadas pela empresa para realização de projetos relacionados aos seus territórios de atuação em âmbito nacional.
Por meio da Fundação Telefônica Vivo, há 23 anos, contribuímos para o desenvolvimento da sociedade brasileira e acreditamos na educação como pilar essencial. Por isso, desenvolvemos projetos que têm como base o potencial humano e que utilizam a tecnologia como instrumento a favor da inclusão e da cultura digital. Em 2021, investimos R$ 64,2 milhões e beneficiamos 2,7 milhões de pessoas entre crianças, jovens e educadores.