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Responsabilidade Social Corporativa

Para nós, atuar de maneira responsável é também estar conectado com as necessidades e expectativas de uma sociedade em constante mudança. Uma sociedade que deseja ser digital, mas também almeja estar cada vez mais próxima e presente. Desta forma, buscamos construir uma estratégia de atuação pautada na força de nosso negócio para gerar cada vez mais impacto socioambiental positivo e corresponder às rápidas mudanças do mercado e da sociedade, atentos e atendendo as expectativas de múltiplos stakeholders, sobretudo em temas sociais e ambientais. 

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) sempre esteve presente na agenda da empresa e, em 2020, incorporamos o modelo de gestão proposto pela ISO 26.000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social – à nossa estratégia, de maneira que o empenho da companhia nesse tema fosse mensurado e percebido na prática por todos. 

Os sete temas centrais abordados pela ISO 26.000 integram as decisões, atividades e processos, e direcionam a Telefônica Brasil para a construção de uma atuação cada vez mais responsável.

Vivinho ao centro, lê-se ao redor: ISO 26000, responsabilidade social corporativa Vivinho ao centro, lê-se ao redor: ISO 26000, responsabilidade social corporativa

Por meio das diretrizes da ISO 26.000 impulsionamos melhorias em nossa cultura organizacional, minimizando os riscos do nosso negócio, garantindo uma atuação cada vez mais sustentável por meio de um comportamento ético e transparente, que além de contribuir para o desenvolvimento sustentável e bem-estar da sociedade, ainda: 

  • Leva em consideração as expectativas das partes interessadas;
  • Está em conformidade com a legislação aplicável; 
  • É consistente com as normas internacionais de comportamento; 
  • Está integrado em toda a organização e é praticado em suas relações.

Em 2023, realizamos a reavaliação do nosso nível aderência a essas diretrizes, incluindo processos de avaliação documentais e in-loco, com o apoio de uma auditoria independente. 

Conforme declaração, nosso Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa (SGRSC) foi reconhecido como Nível Ouro por apresentar 89%* de aderência em relação à norma: ABNT NBR ISO 26.000:2.010 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Estabelecemos em nosso processo de gestão uma auditoria bienal, o próximo ciclo de avaliação está previsto para 2025.

 

Gestão de Engajamento das Partes Interessadas

Possuímos uma estratégia de compromisso e envolvimento com os stakeholders que se baseia no aumento da transparência e no diálogo eficaz para construir relações de confiança. Estas relações nos permitem determinar quais os temas considerados mais significativos pelos nossos stakeholders e identificar novas tendências no domínio da sustentabilidade.

A importância destes tópicos é parte essencial da avaliação de impacto, risco e oportunidade no âmbito do processo que realizamos de dupla materialidade. Este processo nos permite definir as metas de curto, médio e longo prazo da companhia e definir o Plano de Negócio Responsável, bem como monitorizar a nossa capacidade de responder às expectativas de nossas partes interessadas.

O monitoramento constante dos canais de diálogo desenvolvidos com as principais partes interessadas contribui diretamente para medir o impacto das nossas relações e compromissos com eles, podendo assim estabelecer planos de ação a fim de responder às suas necessidades, potencializar os impactos positivos e evitar ou mitigar os negativos.

Para entender em detalhes a nossa estratégia de gestão de engajamento das partes interessadas, com os tipos de relacionamentos que desenvolvemos, os métodos de engajamentos, os canais de comunicação, os mecanismos de respostas a reclamações e como estruturamos os planos de ação e remediação, acesse o nosso documento de Diretrizes de Engajamento com as Partes Interessadas (English version).

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